28.10.08

Músca



"A boa música nunca se engana, e vai direita, buscar ao fundo da alma o desgosto que nunca devora"

Stendhal

Foto tirada a um elemento da banda que animou a população envelhecida da pequena aldeia de Covas
no dia Consagrado à santa Padroeira da Aldeia, Nª Senhora das Neves, 5 de Agosto.

Durante o tempo que a banda toca, consigo ver os rostos enrugados pelo tempo e curtidos pelo sol intenso da lavoura, ficarem mais suaves enquanto um leve sorriso aflora os lábios já sem forma.

Todo o ano é vivido a pensar naquele único dia de festa, quando a banda toca e a Imagem da Santa Padroeira passeia pelas ruas entre os ombros dos filhos da terra que ainda têm força para tal.

Um dia de fé e de festa para muitos o único dia do ano em que não pensam na lavoura e ouvem melodias que para nós já tão banais são.

25.10.08

Inocência...



Ao menino e ao borracho põe-lhe Deus a mão por baixo

Foto tirada nos Jardins do Mosteiro dos Jerónimos. Resolvo fazer um domingo cultural coloquei a câmara no saco e pus-me a caminho...Mosteiro dos Jerónimos, Museu da Marinha, Planetário e Torre de Belém.Regressei cansadissima e com mais fotos :) Valeu a pena...já estou a pensar no próximo Domingo...

24.10.08

Para Mais Tarde Recordar...


"Conservar algo que possa recordar-te seria admitir que eu pudesse
esquecer-te"

William Shakespeare

Foto tirada a um casal de namorados nas Termas de S. Pedro do Sul


Amores, sejam eles sazonais ou para sempre...sejam eles certos ou errados, são os amores que nos sobressaltam o coração, que nos fazem fazem suspirar e desejar que o tempo pare para nunca mais vermos a pessoa amada partir.


Sonhos, projectos, aspirações e alegrias todos estes sentimentos invadem-nos quando nos apaixonamos, e são estes mesmos sentimentos que nos corroem a alma quando o amor acaba.

Quem não procura imortalizar esses momentos numa fotografia na tentativa vã de prender para sempre esses sentimento tão indescritível?

Podem existir fotografias, objectos, odores que nos lembrem que essa pessoa passou pelas nossas vidas mas...as verdadeiras memórias estão no nosso coração e na nossa mente, aí estão todas as lembranças que ...já não magoam ...que só nos deixam um travo agridoce a saudade ...no nosso corpo.

23.10.08

Madrugadas de Lisboa




"As melhores e mais bonitas coisas neste mundo não podem ser vistas nem ouvidas, mas precisam de ser sentidas com o coração"

Helen Keller

Foto tirada no Tunel de acesso ao Metro na Praça do Comércio em Lisboa numa madrugada de Agosto.

22.10.08

Saída...


"Um pouco de luz vence muitas trevas"

Paul Claudel


"A pior das loucuras é, sem dúvida, pretender ser sensato num mundo de doidos"

Erasmo

Foto tirada dentro de uma das Grutas da Quinta da Regaleira, um local lindissimo que vale a pena visitar.

20.10.08

Devoção II

No fundo, sinto que a minha vida é sempre governada por uma fé que já não tenho. A fé tem isto em particular: mesmo quando desaparece, continua a agir.

"Souvenirs d'enfance et de Jeunesse"
Ernest Renan

Esta foto foi tirada durante umas férias bem passadas nos Açores, na Vila de São Sebastião em S. Miguel, uma imagem em tamanho real do Senhor dos Passos.
Este tipo de imagens está enraizada na nossa sociedade, um pouco por toda a parte vemos as igrejas serem adornadas por imagens cada vez mais valiosas pelos fiéis, na esperança de que isso alivie as pesadas consciências e lhes indique o que fazer ou como viver, a fim de ganhar o reino dos céus.

19.10.08

Devoção

Haja ou não deuses, deles somos servos
Fernando Pessoa
"Livro do Desassossego"

Foto tirada a um altar do Senhor Santo Cristo em Ponta Delgada, motivo de culto do povo Açoriano da Ilha de S. Miguel

"há muito tempo, numa época muito
antiga, no Convento da Caloura, as freiras que lá residiam sentiam-se muito tristes, porque, diziam, o povo estava a ficar muito afastado da fé e do temor a Deus.

Um dia as freiras encontravam-se a descansar à beira-mar, quando viram, na água a flutuar junto às pedras uma caixa de que parecia emanar uma luz. Curiosas, desceram para a costa e puxaram para a praia o caixote. Qual não foi o seu espanto quando o abriram e viram que continha um lindo busto de Cristo, a imagem tinha um olhar vivo e uma expressão humilde e serena.

De imediato as religiosas acharam que tinham recebido um milagre porque o Santo Cristo tinha escolhido aportar à ilha de São Miguel.

A fama da imagem rapidamente se espalhou desde a vila a outros locais da ilha junto com a fama dos milagres feitos pelo Santo Cristo. Desde essa época Santo Cristo passou a ser a esperança e uma forma de apoio para todos os habitantes da ilha de São Miguel.

Actualmente esta imagem pode ser vista no Convento de Nossa Senhora da Esperança.

14.10.08

Dois Lados...


"Não nos libertamos de um hábito, atirando-o pela janela; é preciso fazê-lo descer a escada, degrau a degrau"

Mark Twain

Janela com um pequeno terraço com duas vistas, parte integrante do Palácio do Buçaco

"O Palácio Real, último legado dos Reis de Portugal situado na Mata do Buçaco (Luso, concelho da Mealhada), é um conjunto arquitectónico, botânico e paisagístico único na Europa onde está instalado actualmente o Palace Hotel do Buçaco, categorizado como um dos mais belos e históricos hotéis do mundo. Foi classificado como Imóvel de Interesse Público em 1996.

Situado como que magicamente no interior da Mata Nacional do Buçaco assemelha-se a uma Torre de Belém (Lisboa) rodeada de um extenso oceano verde, uma floresta mágica onde se encontram igualmente capelas, fontes, miradouros, uma Via Sacra e um Convento.

O edifício do actual hotel, em estilo neo-manuelino, está decorado com painéis de azulejos, frescos e quadros alusivos à Epopeia dos Descobrimentos portugueses, todos eles assinados por alguns dos grandes mestres das artes.

O edifício, projectado no último quartel do século XIX pelo arquitecto italiano Luigi Manini, cenógrafo do Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, contou também com intervenções, em diferentes fases, dos arquitectos Nicola Bigaglia, Manuel Joaquim Norte Júnior e José Alexandre Soares.

A estrutura exibe perfis da Torre de Belém lavrados em pedra de Ançã, motivos do claustro do Mosteiro dos Jerónimos (Lisboa), alguns arabescos e florescências do Convento de Cristo (Tomar), alegando um gótico florido com episódios românticos em contraste com uma áustera severidade monacal."

Texto retirado do site:

12.10.08

Ser Criança


"As crianças têm de ter muita paciência com os adultos"

Antoine de saint-Exupéry

"Cada um de nós deveria mimar mais a criança que tem dentro de si, só assim, se conseguiria mais amor, caridade, paz e felicidade."

Marisa Caetano

Foto tirada a uma menina que se divertia numa lagoa onde a lama leitosa é muito apreciada pelas mulheres para hidratar a pele - Praia da Petinga - Brasil

10.10.08

The other Side

"Sábio é o ser humano que tem coragem de ir diante do espelho da sua alma para reconhecer seus erros e fracassos e utilizá-los para plantar as mais belas sementes no terreno de sua
inteligência."

Augusto Cury
Está foto foi tirada durante uma festa de aldeia. O chefe da Banda orientava os acordes finais da prestação da Banda nos momentos que precederam a tão esperada procissão pelas ruas da aldeia.

Usei um filtro com efeito de espelho, penso que resultou bem, esta foto lembra-me a outra face que todos nós temos.

O lado obscuro de cada um é como um espelho, só que projetando os movimentos para o lado contrário, formando assim um frágil equilíbrio que permite a cada pessoa deliberar o melhor caminho a tomar em cada situação.

O Lado obscuro...aquele que aparentemente todos querem esconder mas que sempre aparece quando somos colocados à prova, aquela "parte" da nossa personalidade que sempre lutamos por ocultar a todos a fim de sermos aceites pela sociedade cada vez mais exigente de valores que agora se deturpam em nome da pseudo justiça e moralidade.

MC

8.10.08

Marcas do Passado

Dizem sempre que o tempo muda as coisas, mas na realidade somos nós próprios quem tem de as mudar.

Andy Warthol

Durante muito tempo, relacionou-se a origem do nome Palmela com Aulio Cornélio Palma, pretor romano que supostamente terá contribuído para o desenvolvimento da povoação. Actualmente, esta versão é posta em causa, pois existem referências feitas pelos árabes à praça forte de “Balmalla”, que poderá ter conduzido a Palmela.

Os mais antigos vestígios encontrados remontam ao Paleolítico Médio (Quinta da Cerca, Palmela). As presenças visigótica, romana e muçulmana encontram-se representadas através de achados arqueológicos resultantes de escavações realizadas no castelo de Palmela. Neste monumento, podem observar-se estruturas e peças de uso quotidiano de todas as fases da presença islâmica, que permitem datar a sua presença desde o séc.VIII.

Em 1147, D. Afonso Henriques toma posse do castelo e em 1165 reconquista Palmela. Em 1170, dá foral aos mouros forros de Palmela e, em 1172, reedifica o castelo e funda um convento que oferece à Ordem de Santiago. De 1185, data o primeiro foral a Palmela. Em 1186, D. Sancho faz a doação de Palmela à Ordem de Santiago. A invasão almoada de 1191 provoca a perda de Palmela, arrasando-a.

Texto retirado do site http://www.portugalweb.net/palmela/descritivo.asp
Foto tirada a escavação no Castelo de Palmela

7.10.08

Intimidades...

"A paixão é a mais rápida a desabrochar, e a mais rápida a desaparecer. A Intimidade desenvolve-se mais lentamente, e o compromisso mais gradualmente ainda."

Robert Sternberg

Composição caseira, recorrendo a 3 livros, um lenço preto, um pincel de maquilhagem e uma pulseura, ou seja coisas que uma mulher não dispensa...

5.10.08

Será...Algo Mais?


Foto tirada a um casalinho consersando em plena Praça do Comércio, será o início de uma Grande Amizade? ou será já algo mais?...só o futuro o dirá...


If you don't know if you should stay
If you don't say what's on your mind
Baby just breathe
there's nowhere else tonight we should be
You wanna make a memory?

I took up this old photographlook
at all that hair we had
it's bittersweet to hear you laugh
your phone is ringing I don't wanna ask

If you go now I'll understand
If you stay Hey I've got a plan
We're gonna make a memory
You wanna steal a piece of time?
You can sing the melody to me
And I can write a couple of lines

You wanna make a memory?


Retirado da Letra "Make a Memory" Bon Jovi

4.10.08

República



"A política é uma guerra sem derramamento de sangue, e a guerra uma política com derramamento de sangue"

Mao Tse-Tung


Palácio de São Bento (Assembleia da República)


Também designado por Palácio das Cortes, o antigo Convento de São Bento, à Lapa, alberga a Assembleia da República. O complexo, começado a construir no século XVI, foi concluído já no século XX. Trata-se de uma arquitectura maneirista e barroca, cujas origens remontam a 1598, data da fundação e início da construção de um convento da Ordem de São Bento.

Texto retirado do site: http://lazer.publico.clix.pt/artigo.asp?id=28862

2.10.08

"O Reformador"



"Antes ser rei uma hora, que duque toda a vida "

Provérbio

D. José I , de nome completo José Francisco António Inácio Norberto Agostinho de Bragança, apelidado de "O Reformador" devido às reformas que empreendeu durante o seu reinado entre 31 de Julho de 1750 e 24 de Setembro de 1977 imortalizado nesta estátua equestre da autoria de Machado de castro, inaugurada em Junho de1775.

Ver o site:http://www.arqnet.pt/dicionario/jose1.html