31.8.08

Ser Criança...


Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos.
Pitágoras

As crianças são quase sempre felizes, porque não pensam na felicidade. Os velhos são muitas vezes infelizes, porque pensam demasiadamente nela.
Paolo Mantegazza


Ser criança é ser feliz com pouco, é sentir a brisa que sobra o rosto sem preocupações, é construir castelos na areia sem pensar quando serão destruídos. É viver o dia de hoje sem pensar no amanhã, é dar sem pensar em receber.

Ser criança é pureza e inocência, é ver o mundo simples e sem complexos. É pensar nos outros antes de pensar em nela própria. É dar um brinquedo que se tem só porque o outro menino não tem nenhum.
É questionar tudo a todos com sede de aprender, é olhar o futuro com esperança, inocência e vontade de vencer.

...Ser criança é tudo aquilo que já fomos e que daríamos tudo para voltar a ser...

28.8.08

Intenção da Semente...


Se não houver frutos, valeu a beleza das flores. . . Se não houver flores, valeu a sombra das folhas . . . Se não houver folhas, valeu a intenção da semente . . .

(Henfil)

27.8.08

Devoção...

Idoso Caminhando "apressadamente" para assistir à missa que antecede a procissão que dá inicio à Festa da Aldeia de Covas.


Existem apenas duas maneiras de ver a vida. Uma é pensar que não existem milagres e a outra é pensar que tudo é um milagre.
(Albert Einstein)



Crente demonstrando toda a sua fé enquanto acompanha o altar de uma das três santas que saem nesta procissão.

Esta procissão é composta pelo andor da Nossa Senhora das Neves (Padroeira da Aldeia), pela Nossa Senhora de Fátima e Pela Nossa Senhora da Conceição.

Vem gente de todos os cantos de Portugal e não só, para se juntarem aos familiares e participarem na Festa da Aldeia que se inicia com uma Missa no adro da Capela seguindo-se a Procissão.

25.8.08

Ponte de Vouzela III ...

Ama e faz o que quiseres.
Se calares, calarás com amor;
se gritares, gritarás com amor;
se corrigires, corrigirás com amor;
se perdoares, perdoarás com amor.
Se tiveres o amor enraizado em ti,
nenhuma coisa senão o amor serão os teus frutos.

(Santo Agostinho)

Pilar da Ponte de Vouzela refletino na margem do Rio Zela.

22.8.08

Ponte de Vouzela II ...

“Lembre-se que se algum dia você precisar de ajuda, encontrará uma mão no fim do braço. E à medida que envelhecer, descobrirá que tem duas mãos - uma para se ajudar a si mesmo, e outra para ajudar aos outros.”

Audrey Hepburn

Estas fotos fazem parte da Série sobre a ponte de Vouzela, uma magnifica construção, a Ponte Romana de Vouzela, foi em tempos um caminho de chegada para muitos turistas e emigrantes quando nela seguia o comboio, por isso é também chamada a Ponte Ferroviária (desactivada) de Vouzela.


Um belo lugar para quem quer descansar e apreciar as belezas naturais e ao mesmo tempo deliciar-se com o património cultural.

20.8.08

Ponte de Vouzela...




A vida é como uma ponte, atravesse-a como deseja,
nas jamais construa uma casa sobre a mesma.
(Autor Desconhecido)

Resolvi fazer esta série de fotos sobre a Ponte de Vouzela, uma belíssima construção que já albergou a linha do comboio que servia aquela população, presentemente a linha de comboio já está desactivada.

Continua lá a enfrentar ventos e tempestades, testemunha silenciosa dos namorados, e observadora atenta de todos os visitantes que fazem do Jardim onde está esta ponte sítio de passagem obrigatória.

19.8.08

Fascínio...

A primeira metade da vida passa-se a desejar a segunda; a segunda, a recordar a primeira.
(A. Karr)


Pisa Papeis... esta é uma foto de que gosto muito, quando era miúda e ia a alguma loja do género, ficava longos períodos de tempo a olhar para os efeitos que faziam este tipo de pisa papeis.

Este é um dos que a minha mãe depois de eu muito pedir me comprou, estava sempre a pedir-lhe que me comprasse pisa papeis. Enquanto as outra miúdas pediam bonecas e acessórios para as barbeis eu pedia pisa papeis e bolas em vidro que fazem o efeito de neve. :)

Ainda existe, está em minha casa no Algarve, este objecto lembra-me a minha infância e o fascínio que as cores e as formas sempre tiveram em mim.
Quando era miúda gostava que o tempo passasse para ter dinheiro e comprar "TODOS" os Pisa papeis que conseguisse...agora simplesmente tiro grande bocados de tempo ao meu dia para recordar esse meu fascínio.

17.8.08

Remissão...

Se voltares as costas à luz, nada mais verás além da tua própria sombra.
(Autor desconhecido)
As igrejas, Catedrais e Capelas, são sempre motivo de visita quando se está de férias num país, terra ou aldeia que não é a nossa.

A Verdade é que estes sítios são muito ricos em pormenores para quem gosta de fotografia e claro para quem quer aproveitar e estar um pouco em silêncio para "conversar um, pouco com o amiguinho lá de cima ".

Quando entro numa igreja à procura de pequenas coisas para fotografar a verdade é que está sempre alguém lá dentro a rezar e a pedir a Deus ajuda para os seus problema.

O que me intriga é que as pessoas só vão à Igreja rezar quando têm problemas ou quando necessitam de ajuda espiritual, porque quando os seus problemas se resolvem...nunca mais se lembram de Deus ou dos Santos...Penso que isto só retrata o Igoismo e Egocentrismo com que vivemos a vida, pensando que somos os mais importantes...pensando que estaremos sempre no topo da cadeia evolutiva...agora estamos mesmo mas num futuro próximo...quem sabe...?

13.8.08

Liberdade e Serenidade...


A liberdade, ao fim e ao cabo, não é senão a capacidade de viver com as consequências das próprias decisões.
(James Mullen)
O pessimista queixa-se do vento, o optimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas.
(Willian George Ward)

O mar é um sítio para onde fujo quando necessito de reflectir em algo que me incomoda, ver aquela imensidão de água, acalma-me o espírito e da-me serenidade para conseguir tomar as decisões que mais se adquem aos meus problemas.

11.8.08

Mistérios...

O homem fraco teme a morte, o desgraçado chama-a; o valente procura-a.
Só o sensato a espera.
(Benjamin Franklin)

Rochas Vulcânicas, no belo Arquipélago dos Açores. Estava um dia mau, chuvoso, nada indicado para a fotografia mas eu aventurei-me e...contrariando todas as opiniões e argumentações dadas pelos meus colegas de passeio, fui até à janela e tirei a foto.

Não a ia inserir mas o resultado final até que me agradou, faz-me lembrar algo tenebroso, pouco claro, algo que não se sabe bem no que se irá transformar, algo pouco definido...

Por isso escolhi a frase do Grande Benjamin Franklin que fala sobre as várias atitudes que cada pessoa toma perante a morte...dependendo da sua personalidade.

Dentro de Ti...

Todas as maravilhas de que precisas estão dentro de ti.
(Sir Thomas Browne)


Todos temos dentro de nós tudo o que necessitamos para vivermos com alegria e bem estar. Se olharmos bem para dentro de nós e se aceitarmos a ajuda dos amigos preenchemos todos os vazios que a nossa consciencia dita.

A Alegria e o bem estar são, na minha opinião são bens muito valiosos e que vale a pena lutar para alcançar, a paz de espírito não tem preço, a seguir ao amor e à amizade é o bem mais precioso que o ser humano pode alcançar.

Somos mais fortes do que pensamos, e se colocarmos todas as nossas qualidades a trabalhar para atingir um só fim, atingimos esse objectivo e conseguimos conserva-lo com o amor que damos e recebemos e também com as amizades que contruimos.

9.8.08

Cumplicidades



Os animais selvagens nunca matam por divertimento. O homem é a única criatura para quem a tortura e a morte dos seus semelhantes são divertidas por si.
James Froude

O menino que sofre e se indigne diante dos maus tratos infligidos aos animais, será bom e generoso com os homens.
Benjamin Franklin


Nikita em baixo e Nucha em cima, as duas cadelinhas traquinas mas muito meigas que tenho no Algarve.

Estão sempre bem dispostas e querem sempre brincadeira. São as melhores amigas, sempre leais e cúmplices.

Por vezes prefiro estar entre os animais do que entre pessoas, pois os animais são leais e podemos sempre contar com eles enquanto as pessoas...bem digamos que por vezes não estão presentes quando delas necessitamos e lealdade é algo que não abunda muito entre as pessoas...

Por isso por vezes digo que quanto mais conheço as pessoas mais gosto dos animais... :)

8.8.08

Imponente..

A verdade nunca é injusta; pode magoar, mas não deixa ferida.
(Eduardo Girão)

Depressa se arrepende aquele que julga apressadamente.

(Pablio Siro)

7.8.08

Amizade...

Nenhum caminho é longo demais quando um amigo nos acompanha.
(Autor desconhecido)



Esta foto Foi tirada em S. Miguel nos Açores, lembra-me a amizade, talvez por serem, 4 flores juntas, amparando-se umas às outras... como as amizades deveriam ser...mas raramente são... Quem nunca sofreu um desgosto ou quem nunca teve uma desilusão com alguém que considerava amigo? penso que não existe um ser humano seja homem ou mulher, rapaz ou rapariga, menino ou menina que nunca tenha sentido o coração apertado por algo que um suposto amigo fez ou por algo que disse.

Recentemente também eu tive uma desilusão com uma pessoa que se dizia amiga, talvez no conceito dela o fosse...mas não no meu...não se afasta um amigo da nossa vida só porque encontramos alguém que pode bem ser a nossa alma gémea...o amor não substitui a amizade, um amante não faz as vezes de um amigo, claro que esta é só a minha opinião, não sou dona da verdade por isso aceito as opiniões diferentes da minha.

Para mim a amizade é algo de muito valioso, um laço muito forte que se cria com outra pessoa, creio que podemos ter os amantes que quisermos mas os amigos esses são poucos e como tal devem ser estimados e acarinhados, penso que a amizade é como um relacionamento, tem de ser construído, passar alguns obstáculos e ser testado para ver realmente o que vale...

Um dia alguém que eu muito estimo disse-me "...não deves cobrar a amizade..." é verdade, não devemos cobrar o que fazemos mas se damos tanto de nós em cada amizade não seremos merecedores de algum respeito e cumplicidade? ...Se somos leais, fieis e confessamos não deveremos também ser alvo de realidade e não deveremos ser também confessores? Poderá uma amizade existir só enquanto uma das partes, talvez devido à fragilidade, necessita do outro? Deverá uma amizade acabar quando serve uma das partes, não tendo consideração pela outra? É uma questão que vos deixo aqui porque...neste momento não sei o que pensar em relação à amizade e ao que esta palavra representa.

1.8.08

Bilhete de Ida...

Os nossos desejos são como crianças pequenas: quanto mais lhes cedemos, mais exigentes se tornam.

(Provérbio Chinês)

Ir...andar...nunca olhar par atrás..., por vezes penso o que aconteceria se eu cedesse aos meus desejos de partir sem olhar para trás, de ir para qualquer outro sítio, sem bilhete de volta,ocupar-me do presente, sem ter de me preocupar com o futuro...

Penso que talvez encontrasse a paz de espírito de que tanto preciso, talvez tivesse alguma alegria ao acordar sem ter pesadelos com a vida.

Mas então, paro...penso...e todas as pessoas que eu deixo para trás? e todas as feridas que vou fazer intencionalmente no peito de todos os que, não sei como conseguem, me amam e fazem da minha existência o seu refúgio? estaria a desiludir essas pessoas e a magoar sem razão aparente, a não ser puro Egoísmo.

Não...tenho que ficar...por muito que me doa, que me magoe, que me arraste para o fundo do poço, tenho que ficar, por essas pessoas, para elas.

Tenho de continuar a ser parte da vida delas, o seu porto de abrigo, é essa a minha missão, tenho de colocar os meus desejos em segundo plano porque aqueles que eu amo são o mais importante.

A única coisa que importa é a felicidade e o bem estar dessas pessoas, nunca me perdoaria nem conseguiria viver comigo mesma se fosse eu a causa da infelicidade das pessoas que me adoram.

Vou resistir aos meus desejos, por mais fortes e apelativos que eles sejam, tenho de ser forte e resistir à tentação e não me entregar ao pecado.