21.5.08

O Tempo Parou...

Foto de uma casa da pequena Aldeia de Covas - vouzela


O meu tempo é este, perdido entre o aqui e o agora, sou filho do vento que sopra por entre as árvores, e da chuva que alimenta a terra.

Os meus dias são parados e feitos de contemplações, entre os chocalhos dos animais e a brisa amena dos dias primáveris.

O presente é igual ao passado…dias dando lugar às noites sempre iguais, o verde dos campos alimentando os animais que me dão o alimento e são a minha companhia nos dias frios de inverno.

O tempo parou aqui e agora, existe o que sempre existiu, o progresso e a modernidade não têm lugar neste canto do mundo, onde as janelas estão fechadas e onde já não se houve o riso de uma criança.

Rostos envelhecidos e mãos calejadas pelas enxadas e paus. Olhos sem esperança e resignados ao abandono das gerações mais novas.

O tempo aqui parou como se tivesse congelado, dentro de um mundo onde não existe lugar para o antigo, um mundo perdido dentro de outro mundo, esquecido por todos excepto por DEUS.

20.5.08

Reinvento-te...


Deixei-te sair da minha vida, sem deixares vestígios da tua presença.
Como fui capaz de cometer semelhante erro?
Onde estás? O que fazes? O que em ti mudou?
Penitencio-me, castigo-me, autoflagelo-me pelo que fiz
Porquê é que eu não te impedi de saires?
Como é que eu deixei que todos os elementos que denunciavam a tua passagem pela minha vida fossem eliminados? Como?
És uma névoa no meu passado, algo turvo de que não tenho como provar que exististe, que não foste unicamente, fruto d aminha imaginação.
Reinvento-me a cada dia, carregando comigo o desespero e a loucura.
Carregando comigo a culpa dos meus pecados.
Fabrico uma história de amor com um final diferente,
Reinvento-me e reinvento-te ...

11.5.08

Ver a Banda Passar...

Foto tirada uma banda durante a Festa Religiosa que ocorre anualmente a 5 de Agosto.
...
Estava à toa na vida
O meu amor me chamou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
(...)
Amoça triste que vivia calada sorriu
A rosa triste que vivia fechada se abriu
E a meninada toda se assanhou
Pra ver a banda passar

(...)
A BANDA (Chico Buarque/1966)

10.5.08

Recordações...

A primeira e pior de todas as fraudes é enganar-se a si mesmo.
Depois disto, todo o pecado é fácil.
(J. Bailey)

Tantos anos se passaram, tantas alegrias, festejos e celebrações, tanta dor, desilusão e desespero nos envelheceram, as rugas que teimam em nascer a cada dia em nossos rostos mostram todos esses sentimentos e estados de alma que teimamos em esconder.Temos no espelho o nosso pior inimigo, o mais silencioso e cruel, o mais leal e verdadeiro. Mostra-nos tudo aquilo que negamos, tudo o que fingimos nao ver.Tantos anos se passaram e no entanto parece que foi ontem, as descobertas que fizemos, o primeiro beijo, a primeira paixão, o primeiro desengano, os dilemas que passamos, as escolhas que fizemos, as quais ditaram o nosso futuro, os conselhos que demos e que recebemos de quem nos quer bem ou aparenta querer.Tudo isto forma uma vida, um caminho, com mais ou menos espinhos, com poucas ou muitas petalas. Todos caminhamos para o inevitável e vamos recolhendo lembranças e memórias para o nosso baú das recordações porque no final elas são tudo o que nos resta.

8.5.08

Fonte Revisitada...


Semeia um pensamento e colherás um desejo; semeia um desejo e colherás a acção; semeia a acção e colherás um hábito; semeia o hábito e colherás o carácter.

(Tihamer Toth)

5.5.08

Fonte...

O mais importante da vida não é a situação em que estamos, mas a direcção para a qual nos movemos.
Oliver Wendell Holmes

Foto tirada a um fontanário nos jardins do Mosteiro da Batalha, passei a foto para tons sépia e adicionei-lhe algum grão para lhe dar um efeito envelhecido. Esta foto está também incluída na minha galeria no site de fotografia thousandimages.com.


3.5.08

Deixa me Olhar...


Deixa-me olhar,
deixa-me perguntar
Se gostas de mim nas noites que eu passo sem ti
Deixa-me olhar, deixa-me perguntar
Se gostas de mim nas noites que eu passo sem ti
Sempre que eu te vejo, perco-me na luz da noite
E sempre que eu te beijo, fico sem medo do sol
Noites sem ti, onde me perco
Procuro por mim, na paixão do incerto
E saber que me amas mas mesmo assim
Basta pra ti, dizeres que sim
Mesmo quando eu vou, gostares de mim pelo que eusou
Deixa-me olhar, deixa-me perguntar
Se gostas de mim nas noites que eu passo sem ti
Deixa-me olhar, deixa-me perguntar
Se gostas de mim nas noites que eu passo sem ti
Canção de João Pedro Pais

2.5.08

Universalidade...

Foto tirada dentro da Capela existente na Quinta da Regaleira, este trabalho em pedra é um dos simbolos referentes à maçonaria que podemos encontrar na referida Quinta.
"também chamado de Triângulo Fulgurante, representa na Maçonaria o Supremo Criador de todas as coisas, o Olho simboliza a Sabedoria e Providência, que tudo vê e tudo observa (Simbolo da Universalidade). É tambêm o simbolo dos três atributos da Divindade: Onipresença, Onividência e Onisciência"...
texto com base em pesquisas feitas na net.

1.5.08

Inversão dos Sentidos...

Reflexo de um pequeno caís de embarque fluvial, esta foto foi tirada no Pinhão há já uns 4 anos, é uma das minhas foto preferidas.
1º porque o dia está belissimo, um pouco quente para o meu gosto mas para os fotógrafos amadores como eu, estava um dia lindo, sem vento e com um céu que eu diria mesmo estava convidativo.
2º porque estava em muito boa companhia, 2 raparigas num passeio fotográfico pelo Douro, Régia e Pinhão, Foi um daqueles dias que nos lebramos durante toda a vida.
Por isso, esta foto para mim está associada à amizade e à prática da fotografia.
Gosto de pensar que todos nós invertimos por vezes os nossos sentidos, fazemos coisas contrárias àquelas que pensamos fazer, e dizemos coisas que não pensamos enquanto as coisas que realmente queremos dizer ficam guardados, atrisionadas pelos nossos menos.
Cada vez que uma pessoa diz algo oposto aquilo que pensa só para agradar a sociedade, o companheiro, o patrão ou o amigo...está a inveerter os sentidos ou sentimentos dele próprio.
...Quem nunca cometeu tal acto que se levante e critique...esta foto é dedicada a todos aqueles que se sentem aprisionados dentro de si mesmos.